quarta-feira, 20 de junho de 2007

CONTEGEM EM “PLENA” TERÇA

“A Reunião Planária da Câmara dos Vereadores de Contagem”

Bem amigos de Contagem e da Rede Globo, hoje o clima promete e muito, pois será hoje a votação do projeto dos 100 cargos comissionados.
"Estamos todos aqui ansiosos por esta reunião minha gente”

A manifestação da do sind-Ute juntamente com alguns membros da saúde chegaram a Câmara Municipal de Contagem nesta terça feira. Bonecos gigantes da prefeita Marília Campos e do Secretário de Educação e Esporte Lindomar Diamantino tomaram o plenário e seguidos por uma banda fizeram o maior barulho.


“Com certeza a história de hoje será contada de uma forma diferente”

São 16h12min e a reunião tão esperada ainda não começou.

“Eu disse reunião mas, quase falo jogo viu minha gente por que ta tudo lotado, enquanto isso ao som de apitos e da bandinha, vamos sambar um pouquinho né? E vai mexendo o esqueleto, leleôôô”
O presidente da Câmara chega sério e toma seu lugar a mesa.


“Imagina se eu to gostando do que ta acontecendo?”

Tudo isso devido ao tal projeto dos 100, que hoje parece ter em fim os devidos esclarecimentos.

“Gente, a gritaria aqui ta igualzinho a um estádio de futebol em dia de clássico e a banda continua a tocar as suas marchinhas enquanto a gente fica só no lêê leleôôô, leleôôô leleôôô leleôôô”


Mais de 30 minutos de banda, apitos, gritos de guerra e o povo não para nem pra respirar.








Encontram-se presente na casa mais uma vez os repórteres da Rede Globo.

“Parece mesmo jogo da Seleção Brasileira mas, cadê o RRRRRRRomááááááário ou então o RRRRRRRRonaldiiiiiiinho?”


A reunião começa e quem faz a leitura da bíblia é o vereador Dimas Fonseca.

“E que Deus nos ajude e muito hoje por que vamos precisar demais viu, nessa partida decisiva, sei não”

Na hora em que se fazia a chamada dos vereadores, ao responder sua presença a vereadora Letícia da Penha foi muito vaiada pelos manifestantes.

“Eh, a coisa não ta muito boa pro lado do PT não viu?”

A vereadora e Líder Maria Lúcia Guedes pede a palavra e solicita ao presidente que suspenda os trabalhos por 10 minutos para que o representante do SindUte Sr. Donaldo possa usar a tribuna.
“Vai ter assunto de na tribuna logo assim de cara?”

O vereador Jander Filaretti pede a palavra e a tem negada pelo presidente que diz que a reunião está suspensa atendendo ao pedido de Maria Lúcia Guedes, mas Jander afirma que pelos regimentos internos da casa ele tem direito a palavra por ter feito o pedido antes de a reunião ser suspensa.

“Vixi, começou de novo? Igual na semana passada, vai benzer Jander”


Jander segue dizendo ao presidente que como na semana passada ele (Jander) pediu a palavra em questão de ordem e que a mesma mais uma vez fora negada e sugere que o presidente releia o regimento interno da casa e ainda diz: “Senhor Presidente, o Vossa Excelência não conhece o regimento interno desta casa” ao que é imediatamente respondido pelo presidente que diz que cabe ao presidente definir quem tem a palavra.

“Eita, como parece um jogo de futebol devido à torcida presente nós dizemos daqui, faaaalta na grande área, e o Jander ainda disse que o presidente está definindo errado hein? E agora?”

O Sr. Donaldo diz que a prefeita fechou as portas de seu gabinete para negociações e afirma que os servidores entrarão em greve.

“Hei, mas esse assunto de novo? Uai já não tinha resolvido isso, ou parte disso?”

Donaldo ainda segue dizendo que como ele os trabalhadores da educação estão nos cargos por concurso público e que não aceitarão nenhuma provocação por pessoas de cargos comissionados e que não aceita o fim de férias prêmios, qüinqüênio, etc. “O governo que é do Partido dos Trabalhadores não pode de forma nenhuma retirar direitos consagrados dos trabalhadores”, estas foram as palavras de Donaldo.

“Pois é o camarada Donaldo até marcou um gol, mas a manifestação é pelo projeto dos 100 ou pela situação dos servidores da educação? Não entendi”

Donaldo afirma que eles vão fiscalizar com um olho na Câmara e outro na administração municipal.

“Isso é bom né minha gente? Já passou da hora do povo tomar essa providência”

Em fim o vereador Jander Filaretti tem a palavra.

“Já não era sem tempo”

Jander tem dificuldades de falar devido as manifestações da galeria e o presidente pede que respeitem o vereador e façam silêncio enquanto este se pronuncie.

“E a torcida ta que ta viu? Hoje promete”

O vereador Dimas Fonseca faz a leitura da ata da reunião passada, e ainda destaca a ata da reunião que adiantada de terça para a segunda feira dia 11/06/2007 foi encerrada sem trabalhos por falta de quorum.

“É, a reunião realmente não aconteceu (“), mas nós estávamos aqui do mesmo jeito, afinal contamos com o serviço de Coxinha Express”

Durante a leitura dos projetos, moções, etc, notasse que o público na sua maioria permanece ainda na casa com certeza esperando a votação do projeto do executivo (projeto dos 100)

“Isso é coisa bonita de se ver, o povo tomando conhecimento e participando”

Jander Filaretti pede a palavra e fala de seu requerimento pedindo explicações sobre a compra de R$ 1.000.000,00 (Um Milhão de Reais )em equipamentos de Xerox, ele diz ainda que só quer que se apresente de que forma essa compra foi feita, que escolas receberam esse benefício.

“É um dindim e tanto né minha gente, essa partida de futebol ta interessante mesmo, e dá-lhe torcida”

Jander ainda parabeniza o colega vereador Dr. Gustavo Gibson pelo seu programa na Rádio Favela FM 106,7 que é exibido aos domingos as 09h00minHoras e diz que tal programa é transparente e independente e que contribui de forma positiva para a nossa cidade.

“É o programa do Dr. Gustavo ta bombando mesmo né?Nós do coxinha também parabenizamos pois o programa é Jóia sim”

São 17h47min e mais uma vez o vereador Jander Filaretti ataca dizendo que o orçamento participativo votado pela população dois anos atrás não fez nada até agora.

“Atenção ele chegou pegou o microfone pediu a palavra e disparou .........Gooooooooooooooollllllllllllll, Jander Filareeeeeettiiiiiiii”


Jander segue ainda dizendo que mais uma porta literalmente foi colocada no gabinete da prefeita, “era apenas uma, depois colocaram outra e agora outra, são três portas agora” disse Jander.

“Eita, são três portas agora Jander? Será que está de volta aquele seriado Agente 86?”


Ao anunciar o projeto a ser votado, Jander pede novamente a palavra para lembrar que este é o projeto dos 100 cargos.

“Ok, mas depois que deu entrevista na Globo, ta se sentindo artista né Jander?"


A manifestação começa novamente e o presidente pede mais uma vez que se faça silêncio, mas é só o vereador Jander Dizer que o projeto a ser votado é o projeto dos 100 cargos que a galeria vaia e grita.

“Ele repete várias vezesvai ser votado o projeto dos 100 cargos pelas contas já deu uns 500”

Jander apenas pede que se registre o seu voto contrário ao projeto.

“REGISTRADO nobre vereador”

O vereador Gueber Ferreira pede a palavra e disse que na reunião passada a qual não aconteceu por falta de quorum, ele estava com uma opinião formada em votar contra o projeto, mas que após rever, pensar e esclarecer as dúvidas ele diz que hoje vota a favor do projeto e vota com muita tranqüilidade, e ainda segue dizendo que não estão criando cargos, pois estes já existiam desde 2006.

“Uai, mas então eu me perdi nessa agora, é criação ou o que é então? Ferveu o nosso Katupiri”

Gueber disse que não se cria 100 cargos e sim se corrige um erro de digitação cometido por um funcionário da prefeitura.

“Hum, sei não hein? Será mesmo, ai ai ai.

Gueber falou também que ao chegar em seu gabinete encontrou através de sua acessória e da acessória de outros colegas uma interrogação no que diz respeito a valores e que, portanto sugere um segundo turno, para que se possa ter mais clareza de fatos, mas que mesmo assim em primeiro turno o seu voto é favorável ao projeto.

“Eita, que ele falou tão bem que agora nós estamos na dúvida, será?, como diríamos em jogo de futebol; na traaaaaaveee!!!!!”


O vereador Pastor Ronaldo Soares pede a palavra e diz que também ele está muito tranqüilo com relação a sua posição e que é importante dizer que as despesas desse projeto estão previstas no orçamento, por tanto ele esta consciente e vota a favor do projeto.

“O povo ta afoito mesmo, é final ou semifinal?”

Jander novamente com a palavra pergunta ao colega Gueber se ele viu todos esses cargos e ao ter a resposta afirmativa, Jander disse que o colega está mentindo e disse que a Secretária de Administração Cleudirce está mentindo pra imprensa ou pros próprios vereadores e segue dizendo que o vereador Gueber é um homem sério e não é mentiroso por tanto a secretária mentiu para o vereador Gueber.

“Jogo acirrado minha gente, mas o Jander ta atacado mesmo, El Caçador de La Prefeita ta que ta hoje”
***Um fala que é criação, o outro fala que é correção, um fala que os cargos estão ocupados, outro fala que estão vagos, o valor chega perto dos R$ 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Reais) onde falam de roubo ou rombo.

“É a coisa ta quente mesmo viu? Daqui a pouco alguém faz pênalti”

A vereadora Maria José Chiodi pede a palavra e diz que após ouvir atentamente os colegas e também após várias vezes consultar o Dr. Silvério, ela ressalta que em Junho de 2006 na lei 20 de 30 de junho de 2006 onde nessa lei constava assessor administrativo 59 cargos, assessor técnico 45 cargos e assessor especial 45 cargos todos votados nesta casa, ai vem a lei 25, de Dezembro de 2006, onde ocasionou o erro, pois onde constavam 59 cargos estavam 19 (-40), onde constavam 45 estavam 15(-30) e logo depois outra vez onde constavam outros 45 cargos estavam 15(-30). Por tanto a lei 6/2006 volta ao que estava na lei votada anteriormente, ou seja; uma correção.
“Pois é né, acho que faltava um esclarecimento desse porte viu? O Coxinha de Katupiri não quer dizer que se convenceu, mas matematicamente 40+30+30=100, sentido faz né, vamos ver até onde vai”


Maria José Chiodi ainda diz que é importante lembrar que o emprego de 100 pessoas esta em risco e ao ser vaiada pela platéia ela diz que ninguém quer perder o emprego, “quem vaia não quer perder o emprego, quem aplaude não quer perder o emprego”, assim falou a vereadora que ainda mencionou que prefeitos de gestões anteriores ameaçam a casa, falam muitas coisas, mas na época deles tinham também os mesmo cargos.

“Eita, que a coisa ta é queimando minha gente, passou raspando na traaaaaaaaaaave!!!!”

Após uma segunda suspensão dos trabalhos por 30 minutos o presidente recomeça a reunião e tão logo o faz a vereadora Letícia da Penha pede mais uma suspensão de cinco minutos pois a casa votará uma denúncia feita pelo Sr. Silvio Antônio dos Santos que também é presidente do PSDB de Contagem.
O presidente atendeu a solicitação da colega vereadora e deixou a tribuna livre a disposição do Sr. Silvio.

“Hum, e no exato instante enquanto se dirigia para a tribuna o Tal Silvio teve que ouvir os gritos de muitos da platéia, teve até quem gritou um:Querendo voltar né danadinho?”, o povo não esquece”

O Sr. Silvio diz que a denúncia foi feita em nome dele como cidadão e não em nome do presidente do partido(PSDB) e fala que a denúncia é sobre o projeto em questão e ainda citou que a vereadora Maria José Chiodi insinuou a pressão feita por ele aos vereadores do partido e ele disse que não fez pressão, mas sim instruiu os colegas a não votarem a favor do projeto.

“Ui, Pênalti, penalidade máxima


o Coxinha de Katupiri estava aqui e viu que a vereadora não mencionou nomes, ou seja, alguém se entreguei, será quem fui?”

O vereador Dr. Gustavo Gibson pede a palavra e diz ao Sr. Silvio que pressão teve sim e ao se encontrar meio que encurralado o mesmo Silvio disse que fez uma carta aos vereadores e que ele mesmo assinou.

Nós pressionamos, quer dizer, orientamos os nossos vereadores que votassem contra”, estas foram as palavras do Sr. Silvio.

“Se entregou sem querer né nego, não sei se seria certo dizer que bateu o pênalti mas, só sei que o Sr. Silvio Santos que não é o do SBT era o goleiro e quando chutaram............
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"


A vereadora Maria José Chiodi pede um aparte e diz que não citou nomes e que o próprio Silvio citou as ameaças feitas por ele e pelo partido aos vereadores que nem compareceram hoje.

“Que coisa deplorável minha gente, e os vereadores que foram ameaçados são o nobres Ciro Campos, Joaquim da Loja, Arnaldo de Oliveira e Pastor Silva”

Maria José segue dizendo que poderiam estes e o partido ter agido assim no passado e que ser ameaçado não é digno de um partido.

“Eita, olha a vereadora com a posse da bola e avança pela linha de frente, outro gol vem por ai”

coincidentemente o Senhor É presidente do PSDB, e ainda assumiu que mandou cartas aos vereadores, cartas estas ameaçadoras, desrespeitando os parlamentares . . .”estas foram as palavras da vereadora Maria José Chiodi.

“GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL, (é gooolll, que felicidaaaade!), Chiiiiiiiiioooooooooodiiiiiiiiiiiiiiiiiii”(é gooolll, essa câmara é a melhor da atualidaaade)El a mandou no ângulo, ta lá, onde a coruja dorme, ela parou mirou e chutou, belíssimo da vereadora”


O vereador Gueber lembra que cabe aos vereadores acatarem ou não a denúncia feita pelo Sr. Silvio e que a mesma será dentro de alguns minutos votada.

“Muito bem lembrado vereador, sábias palavras as suas”

A vereadora Letícia da Penha disse que o Sr. Silvio não é apenas um cidadão comum uma vez que ele é presidente do PSDB assim como ela que é presidente do PT em Contagem, e que se tratando de denúncias e de casacão de mandato ela lembra que o ex-prefeito e atual deputado Ademir Lucas está com os bens indisponíveis pela justiça e que também o Sr. Silvio poderia até mesmo sugerir a casacão do mandato de deputado.

“Eita, o homem ta sendo bombardeado minha gente”


Foi decidido em comum acordo com todos os vereadores que a votação da denúncia fosse feita em voz e microfone e aqueles que se encontrarem a favor da denúncia que digam eu acato a denúncia e os que não forem a favor que digam eu não acato a denúncia.

“que bonitinho né? Eu acato, eu não acato, eu acato, eu não acato, que coisa jóia”

Cada vereador é chamado e com a exceção de Jander Filaretti todos não acatam a denúncia, porém o vereador Kawlpter Prates faz uma observação dizendo que o vereador Jander Filaretti sugeriu hoje que como o própio Sr. Silvio ele (Jander) também fez parte do quadro de cargos comissionados no passado e por tanto só queria frisar que Jander é contra a criação de cargos comissionados mas já participou dos mesmos.

“Ai ai ai tio, essa foi brava hein? Belo chute no jogo o do Kawlpter”

E o presidente da casa declara arquivado a denúncia feita pelo presidente do PSDB.

“E apita o árbitro, finaaaal de jogo no estádio CMC”

Assim foi mais uma reunião na Câmara dos Vereadores de Contagem, com bastante conteúdo não é mesmo?Um abraço no coração de todos vocês e até a próxima

Nenhum comentário: